• Limpa Fossa - Online - (11)3230-3827

Dicas e cuidados com o sistema séptico
Como funcionam os tanques sépticos
21 de junho de 2018
0

Como funcionam os tanques sépticos

Os sistemas sépticos coletam, tratam e descartam as águas residuais domésticas das casas que não estão conectadas com as linhas de esgoto principais de uma cidade. As águas residuais do banheiro, cozinha e lavanderia fluem diretamente para o tanque séptico.

O tanque séptico é um grande recipiente subterrâneo que abriga todas as aguas residuais provenientes de uma casa. Quando chegam ao tanque, a matéria mais pesada, como o papel higiênico e outros sólidos, afundam e se transformam em lama e gases. Sólidos mais leves e matéria orgânica como óleos, gorduras e proteínas flutuam no topo e criam uma camada chamada de escória. No entanto, ao longo do tempo e através do uso regular do seu sistema séptico, os níveis de lodo e escória começarão a subir e, eventualmente, você precisará ter seu tanque séptico limpo ou bombeado. A frequência de bombeamento de um tanque dependerá do tamanho do tanque e do nível de uso ou abuso de seu sistema, mas a média é de uma vez a cada 3 a 5 anos.

Depois de passar pelo tanque séptico, o efluente (as aguas entre a escoria e o lodo) fluem para o campo de drenagem. Os campos de drenagem (também chamados de campos de absorção de solo subterrâneos) são um sistema projetado para tratar e dispersar o efluente de fossas sépticas. A função básica de um campo de drenagem é remover microrganismos prejudiciais das águas residuais. Os campos de drenagem geralmente consistem em uma série de tubos perfurados colocados em trincheiras longas, rasas e cheias de cascalho enterradas abaixo da superfície do solo.

À medida que o efluente flui lentamente através de camadas de solo, uma variedade de complexos processos físicos, biológicos e químicos se combinam para fornecer tratamento e purificação. As partículas do solo filtram, ou reagem quimicamente com sólidos e matéria orgânica das águas residuais. Bactérias e outros organismos no solo consumem a matéria orgânica nas águas residuais e realizam a maior parte do tratamento. À medida que um campo de drenagem amadurece, os micróbios que vivem no solo quebram os sólidos e matam as bactérias nas águas residuais. Embora algum tratamento também possa ocorrer na camada de cascalho, o solo fornece a maior parte do tratamento de águas residuais.

O campo de drenagem séptica também tem a maior influência na expectativa de vida do sistema séptico. A manutenção regular do seu sistema é importante, especialmente para o campo de drenagem. O tamanho do campo de drenagem e a capacidade do solo para absorver as águas residuais estabelecidas dependem em grande parte das condições individuais do local, incluindo o tipo e textura do solo, a topografia da área e o volume de águas residuais produzidas.Não é preciso muito para perturbar o delicado equilíbrio das bactérias dentro do tanque. Para obter mais informações sobre como manter melhor o seu sistema séptico, e so ligar (11)3230-3827 e nossas atendentes responderão a qualquer duvida que voce possa ter.